quarta-feira, 13 de agosto de 2008

UM EDUCATIVO PARA CADA ESTILO

Hoje, novamente com a colaboração do Coach Alex Pussieldi, vou colocar um educativo de cada estilo.

Educativos - Parte 1
Alex Pussieldi
Publicado em 01/01/2002 - site www.bestswimming.com.br

CRAWL
Educativo: Crawl ao contrário
Ficar na posição de crawl entretanto com a cabeça voltada para a borda e as pernas estiradas para trás. Manter as pernas sem bater totalmente esticadas e iniciar os movimentos aéreos de recuperação de braçada de crawl ao contrário. Na entrada da mão na água executar a puxada (na verdade o empurrão) com as costas da mão. Manter o corpo estirado o máximo possível. O exercício requer um pouco de paciência até desenvolver a técnica que na verdade é um nado de costas de cabeça para baixo. A respiração aqui pode ser feita tanto levantando a cabeça para a frente como para o lado. O educativo é divertido e muito bem aceito por atletas de todos os níveis.
COSTAS
Educativo: 7 / 3 / 7
Particularmente um dos meus favoritos educativos. Educativo que faz o atleta compreender e executar o nado com grande execução na rotação do quadril. O atleta começa totalmente de lado com a cabeça para cima, um braço estendido para trás e outro ao lado do corpo. Com o corpo de lado executar 7 pernadas (é muito importante ter a cabeça voltada direto para cima), dar 3 braçadas e parar o corpo para o outro lado, um braço atrás da cabeça e o outro do lado do corpo, mais 7 pernadas, e repetir tudo outra vez.
O educativo faz com que o atleta exagere na rotação do quadril combinando com o giro de um lado para o outro quando executará as 7 pernadas.
O mesmo educativo também pode ser utilizado para crawl apenas variando a posição da cabeça, ou seja, ao invés de ser para cima, colocá-la voltada para baixo.
PEITO
Educativo: Nado submerso
Educativo que trabalha a sensibilidade e principalmente a percepção técnica do atleta na execução do nado de peito. Executar o nado de peito normal mas totalmente submerso. Não é simplesmente movimentar os braços e as pernas, mas o nado de peito normal, com um deslize ao final da braçada a frente assim como a subida e a descida do corpo n’água mas no fundo da piscina. O educativo faz o atleta descobrir o quanto é importante diminuir a resistência frontal.
Como variantes, você pode executar o mesmo educativo de forma submersa mas com o corpo totalmente de lado, variando de lado ao final de cada piscina executada. Esta variação é de maior dificuldade de execução e requer habilidade do atleta para manter o mesmo movimento para ambos os lados.
BORBOLETA
Educativo: Biondi Drill
Este era o educativo favorito de Matt Biondi, nadador americano, campeão olímpico de 1988. O movimento começa com o corpo totalmente estendido à frente, os dois braços esticados e executando apenas a pernada de borboleta. O atleta após executar de 2 a 4 pernadas executa a fase submersa da braçada de borboleta finalizando bem ao final da extensão de seus braços. A recuperação não será aérea, os braços vão retornar a frente como na recuperação do nado peito. O atleta mantém os braços estirados à frente e volta aos movimentos de pernada.
Grande educativo para atletas que tem problema na finalização da braçada de borboleta ou falta de potência na ação da braçada. Educativo de moderada dificuldade inicial mas quando o atleta pegar o “jeito” ficará bem fácil de ser executado.

Até mais.

Nenhum comentário: