quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

FÉRIAS!


Bem, amigos.

O ano se encerra, as férias chegaram e o blog também vai embarcar nessa, porque ninguém é de ferro, principalmente nós que vivemos na água (graças a Deus!).

O Blog Tecnica de Nado iniciou suas atividades no dia 03 de junho e, desde então foram:

183 postagens

4429 visitantes

12131 exibições de página

4min21seg de tempo medio no blog

23 países visitaram o blog

164 cidades no Brasil pesquisaram ou se divertiram nestas páginas.



Quero agradecer a todos vocês por este ano, dizer que o blog entrará em férias hoje, mas retornará no dia 20 DE JANEIRO.



Que todos tenham gostado do ano que está terminando, ou pelo menos da maior parte dele e que 2009 reserve a todos nós boas surpresas, momentos de muita alegria e satisfação profissional e, que todos nós tenhamos e reconhecimento que merecemos, pelo que produzimos e pelos cidadãos e cidadãs que procuramos formar.

Um grande abraço a todos!



FELIZ 2009!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

SUPERAÇÃO ACIMA DE TUDO

Redacao www.bestswimming.com.br
Publicado em 09/06/2007
Fonte: Dailymotion

Um desempenho impressionante na natação paraolímpica. Um nadador sem braços vence uma prova com uma pernada de borboleta incrível. Vale a pena ver e aprender a superar os desafios apesar de qualquer dificuldade.


quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A TÉCNICA DO HOMEM 47

Redacao www.bestswimming.com.br
Fonte: Youtube.com

Stefan Nystrand ganhou espaço em tudo que foi roda de natação. Todo mundo quer saber quem é o 2o homem do planeta a nadar os 100 livre abaixo da barreira dos 48 segundos. Já começaram a surgir comentários dos seus treinamentos e o programa. A Best Swimming foi atrás e já encontrou um vídeo que mostra a técnica do nadador sueco em filmagem subaquática.



Até mais.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A TÉCNICA DE EAMON SULLIVAN

Confira em slow motion o detalhe da técnica da braçada de um dos maiores velocistas da atualidade,Eamon Sullivan, da Austrália.
E ainda tem gente que fala que nadar com braço reto não é veloz!



Até mais.

101 DICAS PARA MELHORAR SUA AULA OU TREINAMENTO (91 A 101)


91 - Saiba dizer nao.

92 - Demonstre, explica, demonstre outra vez, pratica e de bons comentarios de contribuicao para a correeta execucao.

93 - Concentre-se no resultado e evolucao de agora, nao no que vira.

94 - Faca seus objetivos imediatos virarem realidade predominando sobre os futuros objetivos. A diferenca eh de "como conseguir" sobre "o que conseguir".

95 - A motivacao ajuda aos atletas seguirem na busca de seus objetivos.

96 - Treine os seus atletas ensinando a diferenca entre o que eh possivel e impossivel, mas jamais parar de sonhar em busca do que eh possivel.

97 - Compre uma camera de video para filmar seus treinamentos e competicoes.

98 - Seja paciente e amistoso com arbitros em competicoes e ensine isso a seus atletas.

99 - Para treinar bem voce vai precisar saber as regras e regulamentos, alem de interpreta-las e aplica-las.

100 - O treinador tem a grande oportunidade de estar sempre em um grande ciclo social. Voce nunca vai estar sozinho, aproveite isso.

101 - O programa do ano passado produziu resultados para o ano passado. Resista a tentacao de fazer do seu trabalho uma rotina e habito.


Fim.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

AS MAIORES DISPUTAS EM REVEZAMENTOS DA HISTÓRIA!

Um pouco de história.
Daniel Takata GomesPublicado em 21/04/2008

Em Jogos Olímpicos, invariavelmente as provas de revezamento se configuram entre as mais emocionantes das disputas. A prova em equipe, o nacionalismo, tudo contribui para a superação dos nadadores, que não raro nadam melhor em revezamentos do que nas provas individuais. Por isso, na coluna de hoje apresentaremos quatro dos mais empolgantes revezamentos de todos os tempos, que entraram para a história pelas acirradas disputas e principalmente pela surpresa dos resultados finais.

MONTREAL/1976 - 4X100M LIVRE FEMININO

A Olimpíada de Montreal representou a aparição para o mundo das nadadoras alemãs orientais. Lideradas por Kornelia Ender, até a última prova elas haviam vencido 11 dos 12 ouros em disputa. As americanas, por outro lado, que até então haviam se acostumado a dominar as piscinas olímpicas, não haviam ganho nenhuma prova. E o cenário para a última prova feminina do programa, o 4x100m livre feminino, não poderia ser diferente: favoritismo absoluto para a Alemanha Oriental, que tinha Kornelia Ender como a campeã e recordista da prova individual, a maior estrela daqueles Jogos, além da medalha de prata, Petra Priemer. O máximo que as americanas haviam conseguido nos 100m livre foi um quarto lugar com Kim Peyton.

E foi contra Peyton que Ender abriu o revezamento, já livrando uma vantagem de 1.16s. Priemer caiu para abrir mais vantagem, mas as coisas não saíram exatamente como planejado. Wendy Boglioli, a única da equipe americana que não havia nadado a prova individual, fez 55.81 e diminuiu a desvantagem para 0.35s. Jill Sterkel, cujo melhor tempo nos 100m livre era 57.06, fez ainda melhor com 55.78 (a melhor parcial entre as finalistas), ultrapassou Andrea Pollak e conseguiu uma liderança de 0.40s. Shirley Babashoff, fechando contra Claudia Hempel, manteve a liderança e conseguiu uma vitória surpreendente. Novo recorde mundial com 3:44.82 (abaixando quase quatro segundos a marca anterior), único ouro feminino da natação americana daqueles Jogos. Não sem razão, a vitória mais comemorada e a maior surpresa da competição. "Deixamos o melhor para o final", disse Wendy Boglioli.

LOS ANGELES/1984 - 4X200M LIVRE MASCULINO

Uma grande batalha entre Alemanha e Estados Unidos em revezamento seria vista novamente nas Olimpíadas de Los Angeles/1984. Desta vez, entre os homens, e como os alemães ocidentais, que contavam com o formidável Michael Gross, o "Albatroz", o maior nadador do mundo da época. Gross já contava com duas medalhas de ouro e dois recordes mundiais quando foi disputar o 4x200m livre.

A Alemanha Ocidental detinha o recorde mundial da prova, mas a equipe americana superou a marca já nas eliminatórias. A presença de Gross no time alemão levou os técnicos americanos a mudarem a estratégia da prova na final. Ao invés de colocarem Mike Heath, seu melhor nadador, para fechar contra o Albatroz, resolveram deslocar Heath para abrir a prova, com o intuito de abrir a maior vantagem possível e tentar segurar a liderança quando Gross caísse na água. Quando Bruce Hayes, o último nadador dos Estados Unidos, entrasse na piscina, a expectativa era que ele estivesse 3 segundos à frente de Gross.

No entanto, a vantagem sonhada não se materializou. Hayes tinha uma vantagem de apenas um segundo e meio quando caiu na piscina. Tanto que, em apenas 50 metros, foi alcançado por Gross, e foi ultrapassado após 100 metros. Para Hayes, o confronto com Gross agora era realidade. Semanas antes, ele havia sonhado com a batalha. “Nos meus sonhos, eu o via me passando. Eu estava próximo da chegada e ele, com o bração, me vencia. Portanto, nem nos meus sonhos eu o vencia”. Aos 150 metros, Gross tinha uma vantagem clara. Mas o impossível aconteceu: Hayes diminuiu a distância e, na última braçada, venceu o alemão por apenas 4 centésimos, para delírio do público presente. Foi com certeza a prova mais emocionante daqueles Jogos. Gross nadou aqueles 200 metros em 1:46.89, a parcial mais rápida da história de revezamentos até então. E na coletiva de imprensa resolveu louvar os adversários ao invés de encontrar desculpas para a derrota. "Foi realmente uma grande prova. Foi uma derrota honrável".

SYDNEY/2000 - 4X100M LIVRE MASCULINO

O polêmico e irreverente nadador americano Gary Hall Jr havia declarado, antes dos Jogos Olímpicos de Sydney/2000, “we’ll smash them like guitars”, em uma provocação aos australianos, que ameaçavam o domínio dos Estados Unidos na natação.

Foi o suficiente para apimentar ainda mais as disputas, e o ápice da emoção aconteceu no revezamento 4x100m livre masculino, logo na primeira noite de finais, com o próprio Hall sendo um dos protagonistas. Quatro anos antes, ele havia sido o maior responsável pela vitória da prova de sua equipe em Atlanta. Novamente, ele seria a principal arma americana, favorita ao ouro e nunca derrotada antes na história olímpica da prova.

Michael Klim abriu contra Anthony Ervin quebrando o recorde mundial dos 100m livre com 48.18. Seguiram Chris Fydler e Ashley Callus para a Austrália e Neil Walker e Jason Lezak para os Estados Unidos. A liderança mudou de mãos quatro vezes até que Hall, com uma pequena desvantagem, caiu para decidir contra Ian Thorpe. Após 50 metros, Hall já tinha uma boa vantagem de 6 décimos de segundo. Mas Thorpe, empurrado pela torcida, fez o que parecia impossível. Emparelhou com Hall faltando cinco metros e ganhou na batida de mão com novo recorde mundial: 3:13.67 x 3:13.86.

O mundo viu embasbacado dois recordes mundiais na mesma prova e o fim da invencibilidade americana. De quebra, a prova teve um gostinho a mais para os brasileiros, pois, em uma chegada emocionante, Edvaldo Valério ultrapassou nadadores das equipes sueca e alemã para dar um suado e merecido bronze ao Brasil.

Após a prova, os australianos fingiram tocar uma guitarra imaginária, em homenagem à vitória e a Gary Hall Jr. "Tiro minha touca para o grande Ian Thorpe", reconheceu Hall após a prova. Ao longo da competição, os principais nadadores australianos sofreram derrotas inesperadas e os Estados Unidos reafirmaram sua posição como principal potência aquática do mundo. Mas, naquela noite, não houve guitarras australianas destroçadas.

ATENAS/2004 - 4X200M LIVRE MASCULINO

A Austrália chegou a Atenas/2004 com uma invencibilidade de sete anos no 4x200m livre masculino e com o recorde mundial desde 1998. A distância para o resto do mundo parecia interminável, ainda mais considerando os nomes que passavam pelo revezamento: Ian Thorpe, Michael Klim, Grant Hackett, Matt Dunn, Daniel Kowalski... Mas no Mundial de Barcelona/2003 os americanos mandaram um aviso de que aquela hegemonia poderia estar chegando ao fim.

Os Estados Unidos contavam com Michael Phelps, maior estrela dos Jogos. Mas os australianos, com o campeão olímpico e recordista mundial da prova individual, Ian Thorpe, mais o ex-recordista Grant Hackett e o ex-campeão mundial Michael Klim, eram os favoritos.

Phelps abriu na frente contra Hackett e ambos pioraram bem o tempo da prova individual. Klim encostou em Ryan Lochte, mas morreu no fim e entregou um corpo atrás para Nicholas Sprenger. Peter Vanderkaay manteve a liderança para os EUA, enquanto Sprenger ficava cada vez mais, brigando para manter o segundo lugar com a Itália. Então caiu na piscina Klete Keller, com uma considerável vantagem de um corpo e meio sobre o recordista mundial Ian Thorpe. Mas Thorpe alcançou Keller em 50 metros e começou a administrar. Só que ele não contava que Keller também tinha uma carta na manga. Virando juntos para o final, a piscina viu muita raça. Melhor para Keller, derrotando o Thorpedo por 13 centésimos! "Foi a prova mais emocionante que já participei. Estou sem palavras", declarou Michael Phelps. A prova lembrou muito o duelo Michael Gross contra Bruce Hayes, nos Jogos de 1984.

A vitória americana foi uma vingança contra a derrota no 4x100m livre em Sydney/2000. Desta vez, foram os Estados Unidos que derrotaram a Austrália em sua prova de estimação. E para deixar a vingança mais completa, a equipe da Austrália contava com Michael Klim e Ian Thorpe, os dois principais protagonistas da vitória histórica do 4x100m livre quatro anos antes.

Daniel Takata Gomes, 26, é mestre em estatística pela UNICAMP, nadador nas horas vagas, começou a colecionar fatos e fotos sobre a história do esporte com a Biblioteca do Escoteiro Mirim após as Olimpíadas de Barcelona/1992 e não parou mais.
Até mais

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008


Já que falamos sobre esporte, que no fundo tem a ver com qualidade de vida, achei interessante colocar este artigo que recebi da Prof. Ines Corbetta (técnica do Mirim e Master do Clube Paineiras do Morumby). Muito interessante.

NÃO CUSTA NADA OBSERVAR E SEGUIR ESTAS CONCLUSÕES CIENTIFICAS.SAUDE, PAZ E FELICIDADES.

As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente umcompêndio com 20 conselhos saudáveispara melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual

1- um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro erepor a vitamina C.

2- salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis osníveis de açúcar no sangue). 3- trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro quetem o pão branco.

4- mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade dequímicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar liberasinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeitopreventivo têm.

5- adotar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que iaingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz orisco de diabetes e ataques de coração.

6- o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

7- fazer refeições coloridas como o arco-íris. Comer uma variedadede vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas evegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas eminerais.

8- comer pizza. Mas escolha as de massa fininha. O Licopene, umantioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimentodos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomatesestão em molhos para massas ou para pizza.

9- limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente. As escovaspodem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, érecomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana(aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devemser mantidas separadas de outras escovas.

10- realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam suamemória... Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas,aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorizeparágrafos.

11- usar fio dental e não mastigar chicletes. Acreditem ou não, umapesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têmmais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasossanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológicaporque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

12- rir. Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequenoexercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos decorrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e osanticorpos.

13- não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, semprefrescos, devem ser cortados e descascados na hora em que foremconsumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer.

14- ligar para seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo daFaculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que nãomantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com amãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas emidade temporã.

15- desfrutar de uma xícara de chá. O chá comum contém menos níveisde antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária destainfusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelensestambém concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataquesao coração.

16- ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animaisdomésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente,dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem vocêsentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Oscães são os melhores, mas até um peixinho dourados pode causar um bomresultado.

17- colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche. Uma porção detomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundocientistas da Harvard Medical School.

18- reorganizar a geladeira. As verduras em qualquer lugar de suageladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial doequipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todovegetal tem. Por isso é melhor usar á área reservada a ela, aquelacaixa bem embaixo. 19- comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes desésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comernozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida: - comer chocolate. Duas barras por semana estendem um ano a vida. Oamargo é fonte de ferro, magnésio e potássio. - pensar positivamente. Pessoas otimistas podem viver até 12 anosmais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados maisfacilmente. - ser sociável. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigostêm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têmcontato com a família. - conhecer a si mesmo. Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizamo 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo. Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos...É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca:' 'Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável'!

Até mais.