terça-feira, 18 de junho de 2013

Tríade da Mulher Atleta...



Acredito que todos saibam que estou fazendo um curso, chamado Academia Brasileira de Treinadores, de responsabilidade do COB.
Pois é, como informação é para ser compartilhada, resolvi escrever sobre um dos temas que foram apresentados no curso – A TRÍADE DA MULHER ATLETA.
Falarei sobre o assunto em algumas postagens, para que não fique muito cansativo, portanto, esta é a primeira postagem sobre o assunto.
Muito bem, não é novidade para ninguém que a maioria das mulheres não gosta de menstruar, concordo que não deve ser nada agradável, principalmente para a mulher atleta.
No esporte, não é incomum que algumas atletas cessem sua menstruação – processo conhecido como amenorréia – por influência de alguns fatores, como má alimentação e intensidade do treinamento, por exemplo. Porém, isto pode ser a indicação para um distúrbio conhecido como Tríade da Mulher Atleta, que apesar do nome, não acontece somente com atletas – pode acometer qualquer mulher.
Até 2007, a Tríade era definida pelos seguintes sintomas: 1- distúrbio alimentar, 2- amenorréia e 3- osteoporose.
A partir de 2007, com o objetivo de antecipar o diagnóstico da Tríade, ficaram definidos os seguintes parâmetros:
- disponibilidade energética negativa (falta de suprimentos para o treinamento)
- desordens menstruais
- alteração da densidade mineral óssea.
O organismo humano, falando um pouco especificamente das atletas, precisa de energia para o metabolismo basal (manutenção da vida), produção hormonal e desempenho esportivo.
Geralmente a tríade é deflagrada por uma alimentação de baixa qualidade, que não supre as necessidades do organismo para o dia-a-dia e para o treinamento. Isto desequilibra a produção hormonal, diminui o desempenho, causa osteoporose e pode evoluir até a morte!

(continua)

Nenhum comentário: