quarta-feira, 28 de setembro de 2016

JUNTO, SEPARADO OU TUDO MISTURADO?...

Tenho certeza que alguns pais de atletas tem dúvidas em relação à quantidade de tempo que devem ficar junto com a criança durante a competição. Ficar junto o tempo todo, somente em alguns momentos, ou deixar a criança livre? 
De acordo com as respostas dadas à minha pesquisa, apenas 9,64% dos pais dizem que ficam o tempo todo ao lado dos seus filhos, 20,48% dizem que ficam distantes e deixam com que a criança fique com o treinador e com os amigos. Entre os extremos, existem os pais que disseram que ficam próximos em alguns momentos e distantes em outros. Esta resposta teve 66,27% de adeptos. Tivemos ainda 3,61% que deram outras respostas, que não vou considerar, pois estavam inseridas nas questões anteriores, só foram respondidas por escrito.
As crianças quando perguntadas o que elas queriam, responderam: 32,56% disseram que gostariam que os pais ficassem o tempo todo ao seu lado, enquanto que 23,26% querem que os pais a deixem livres para escolher com quem ficar.
Analisando as respostas das crianças, vemos que há uma grande importância na presença dos pais durante a competição, como já vimos no post e na resposta anterior (clique aqui) e, parece haver uma grande consciência dos pais sobre a importância de se deixar a criança em alguns momentos sentindo a proteção familiar e em outros momentos, "se virando". 
Como treinador, vejo que é muito importante que a criança sinta e vivencie as duas coisas: a proteção e a independência.
Na primeira postagem desta série: Por qual motivo uma criança inicia uma prática competitiva (para ler, clique aqui), vimos que a grande maioria dos pais coloca seu filho em um esporte de competição, pensando nos ganhos psicológicos que ele pode ter e, sem dúvida, a independência é um dos maiores destes ganhos. Eu sei, sou pai, não é fácil ver seu filho crescer, mas isto é importante para ele.
Portanto, por mais difícil que seja, abra as asas e deixe seu filho voar, começando assim, aos poucos, em competições em que ele saiba que você está lá junto - apoiando.
Até mais.


Nenhum comentário: