sexta-feira, 9 de setembro de 2016

POR QUAL MOTIVO UMA CRIANÇA INICIA UMA PRÁTICA COMPETITIVA?...

Estou muito interessado no tema de iniciação esportiva competitiva e na relação entre pais e alunos/atletas nas competições. Por este motivo, resolvi fazer uma pequena pesquisa para tirar algumas dúvidas. O resultado desta pesquisa, vou compartilhar aqui com vocês.
Desenvolvi dois questionários, um voltado para pais de atletas e outro para os atletas. Os questionários para os pais foram distribuídos por meio de um link para resposta, para pais do Clube Paineiras do Morumby e para treinadores amigos. Os questionários das crianças foram respondidos em papel e, neste primeiro resultado apenas com crianças do Paineiras de categorias entre Mirim e Infantil.
Até agora foram 89 respostas de pais e 46 respostas de crianças. O questionário ainda está aberto e pretendo colher mais respostas nas competições regionais que participarei neste segundo semestre. Caso haja interesse em responder a pesquisa e me ajudar neste levantamento, por favor, me mande um email - rogerionocentini@gmail.com - e eu mandarei o link dos dois questionários.
Escolhi para hoje, uma das primeiras perguntas: a primeira para os pais e a segunda para as crianças.

Com que finalidade, você colocou seu(a) filho(a) para praticar um esporte com caráter competitivo? Pode assinalar mais de uma resposta.


As respostas mais votadas pelos pais, foram:
- 58,54% - Pensando nos ganhos psicológicos que ele pode ter
- 46,34% - Para que ele ganhe responsabilidade
- 46,34% - Pensando nas oportunidades de vida que ele poderá ter
- 45,12% - Pensando nos ganhos físicos que um esporte de competição proporciona.

Para as crianças:


Porque você iniciou um esporte de competição?


- 43,48% - Nunca tinha pensado nisto, experimentei e gostei.
- 28,26% - Porque é legal
- 17,39% - Sempre quis participar de uma equipe de competição

Numa análise muito superficial, podemos ver que, enquanto os pais colocam a criança no esporte com finalidades claras de desenvolvimento e vendo a importância de uma vida esportiva, as crianças vão para o esporte por motivos muito mais subjetivos, ligados mais ao prazer do que a qualquer outro.
Isto aumenta a nossa responsabilidade em (1) mostrar aos pais a importância de um esporte de competição e o que o esporte pode fazer na vida de seu filho e (2) convidar as crianças para a experimentação, trazer os alunos para uma prática de competição, independente se ela ficará ou não, se ela será atleta ou não, se ela tem biotipo para ser campeã ou não.
Para os pais, a razão, para as crianças, o prazer, o lúdico, o "legal".
Até mais.


Nenhum comentário: