quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

ADAPTAÇÃO - FOCO NO QUE FALTA...

Continuando com a série de opiniões sobre o livre LEGADO, 15 LIÇÕES SOBRE LIDERANÇA QUE PODEMOS APRENDER COM O TIME DOS ALL BLACKS, de JAMES KERR, chegamos ao segundo capítulo.
"Quando estiver no auge do seu jogo, mude o jogo". Assim começa o capítulo sobre foco.
O time dos All Blacks havia acabado de perder um jogo para a África do Sul por 40 a 26, as coisas não estavam boas e precisavam mudar. 
Will Hogg, consultor de gerenciamento, acredita que uma mudança organizacional eficaz exige quatro etapas:
- Uma proposta de mudança;
- A imagem de um futuro atraente;
- Capacidade consistente para mudar;
- Um plano factível para mudar.
Para os All Blacks, estipulou-se agregar mais o time, pois todos estavam trancados em seu mundo, tinham perdido a noção de "ser do time". Para isso, precisariam focar o time no desenvolvimento pessoal e na liderança, além de eliminar jogadores considerados obstáculos à mudança e o mais importante, construir as habilidades daqueles que permanecessem. 
Este modelo também envolvia algo muito importante: a criação de um ambiente de aprendizagem que servisse de base para o contínuo desenvolvimento pessoal e profissional. Líderes criam líderes.
A mensagem do capítulo é que estamos num mundo aonde as coisas mudam muito rapidamente, em um momento estamos no topo e em outro, podemos estar por baixo. O papel do líder consiste em saber quando se reinventar e como fazer isto.
O problema é resolvido, quando se insiste em achar uma solução.

(*) trechos retirados do livro LEGADO - 15 LIÇÕES SOBRE LIDERANÇA QUE PODEMOS APRENDER COM O TIME DE RUGBY DOS ALL BLACKS - JAMES KERR - ED. BENVIRÁ

Nenhum comentário: